terça-feira, 1 de janeiro de 2008





JOHN SIMON GUGGENHEIM MEMORIAL FUNDATION

Bolsas Para Pesquisa E Criação Artística
( É uma pena que essa edição se encerrou em 1 de dezembro
de 2007, mas é bom saber que existe este programa )

Informações gerais

Em memória de seu filho, falecido a 26 de abril de 1922, o Senador e Senhora Simon Guggenheim instituiram a John Simon Guggenheim Memorial Foundation, com o propósito de oferecer bolsas a intelectuais e artistas, a fim de assisti-los sem distinção de raça, credo ou cor e com a maior liberdade possível nas respectivas pesquisas ou criatividade, de forma a melhorar a qualidade de educação e a prática profissional e artística, estimular a pesquisa e contribuir para maior compreensão internacional.

Elegibilidade

As bolsas são conferidas em duas competições anuais: uma, destinada aos cidadãos e residentes permanentes dos Estados Unidos e Canadá; outra, aberta aos naturais e residentes de América Latina e das Caraíbas.


Sob recomendação de um Comité de Seleção, as bolsas são conferidas pelos curadores a homens e mulheres de comprovada qualificação intelectual e pessoal, tanto em trabalhos de erudição quanto na criação artística.

A Fundação consultará com reconhecidos eruditos e artistas a respeito dos méritos e do possível deenvolvimento profissional dos candidatos. As evaluações destes especialistas formarão a base das decisões feitas depois pelo Comité de Seleção.

As bolsas são normalmente concedidas por um ano, e nunca por menos de seis meses consecutivos.

O valor de cada bolsa será calculado segundo as necessidades do bolsista, levando em conta os seus recursos pessoais e a natureza dos planos. Professores em licença remunerada total ou parcial podem-se candidatar como também podem fazê-lo aqueles que tenham recebido outras bolsas ou que ocupem posições em centros de pesquisas.

Em 2006, a Fundação concedeu 34 bolsas para a América Latina e as Caraíbas, num total de $1,200,000 (a média de uma bolsa é $35,294). Houve 434 candidatos.

O Comité de Seleção consistiu de Guillermo Jaim-Etcheverry, Presidente, Sabine G. MacCormack, Sylvia Molloy, María Teresa Ruiz, e Peter H. Smith.

A Fundação poderá em ocasiões subsidiar a publicação de contribuições importantes para o conhecimento produzidas por seus bolsistas, mas não se obriga a fazê-lo em todos os casos.

Os formulários de inscrição devem ser solicitados à John Simon Guggenheim Memorial Foundation, 90 Park Avenue, New York, NY 10016.

Prazos

Os pedidos devem ser apresentados pelos próprios candidatos até 1 de dezembro de 2007. O formulário e as três relações pedidas em seu suplemento podem ser preenchidos na língua dos candidatos. A seleção final para 2008 será feita em junho deste último ano.

Nenhum comentário: