segunda-feira, 3 de março de 2008




FILME BRASILEIRO " MUTUM ", RECEBE MENÇÃO ESPECIAL EM BERLIM


"Mutum", é uma homenagem à inocência da infância. O pequeno Thiago da Silva Mariz, de 10 anos, se destacou como protagonista de "Mutum", baseado no romance "Campo Geral", de João Guimarães Rosa, que segundo explicou a diretora Sandra Kogut à Agência Efe, fala sobre a exclusão das crianças em relação ao mundo dos adultos "que não lhes explica o que está acontecendo, embora eles possam perceber".
Esse drama rural narra alguns meses na vida da família de Thiago, nome também do personagem principal, marcados pela tragédia, a violência paterna e a pobreza na área de sertão, e pelo isolamento de seu sítio em meio a terras áridas.
Kogut escolheu seu herói entre mil candidatos, que selecionou das escolas locais, dos quais, a grande maioria "não tinha visto um único filme em sua vida".
A câmara passeia na expressão e na ternura dos olhos do menino, que não falou mais do que quatro palavras após a projeção do filme, e deu alguns autógrafos diante da insistência dos admiradores mais jovens.
O perfeccionismo da diretora, preocupada em passar uma imagem mais verossímil possível de como vive uma família em condições extremas, a levou a escolher seus "atores" entre gente da região e a reunir, na mesma casa em que acontecem as gravações, os membros da família fictícia, durante dois meses antes do início das gravações.
"Chegou-se a um ponto de conexão em que as crianças começaram a chamar de 'papai' e 'mamãe' seus pais de mentira. Se criou tanta intimidade que mantive os nomes reais das crianças para o filme. Não podia me imaginar chamando-os de outra maneira", explicou.
Kogut também eleva a miopia de Thiago à categoria de metáfora já que "quando se é criança, que se tem envolta, como seu quarto, é seu mundo e, além, tudo te parece estranho e embaçado".
A diretora explicou que, embora "Mutum" seja o nome fictício da localidade em que transcorre a ação, preferiu transformá-lo na "pátria da infância", encarnada em um amável e brilhante estreante diante da câmara.

Um comentário:

Moacy Cirne disse...

Oi, cara, através de Mário Ivo cheguei aqui. Cheguei, li e gostei. Por falar em Warhol, "Wynil" é um filme excelente. Voltarei. Voltarei. Um abraço.