domingo, 24 de fevereiro de 2008



ZONAS POÉTICAS LIBERADAS

ZPLs,Zonas Poéticas Liberadas, são a continuação legítima das Rodas de Poesia,movimento poético-literário inovador que se contrapôs ao marasmo quase sempre habitual da literatura cearense É o movimento literário do início do novo Milênio. Mais de dois mil poetas e escritores do e no Ceará, em mais de duzentas apresentações sucessivas que duraram três anos inteiros ,congregaram -se nas famosas Rodas que sempre operaram e se instalaram no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Durante quatro anos as rodas foram literalmente proibidas pela administração passada da Secretaria de Cultura do Estado de ocorrerem no Dragão do Mar.Com o novo governo, elas retornam modificadas para o seu espaço original, o palco sobre a Passarela,o Espaço Rogaciano Leite Filho, com este outro nome porque são agora compostas por gente nova,novos conceitos de uma nova geração poética que a impulsionará.Cada ZPL é organizada com a curadoria de significativos participantes das antigas Rodas de Poesia ,os quais estrearam nela há cerca de dez anos.SÃO ELES QUE CONVIDAM A GERAÇÃO RECENTE DE POETAS E ESCRITORES A ENTRAREM NA RODA E A PROMOVEREM OUTRAS ZPLS, INCLUSIVE ZPLS NÔMADES POR TODA PARTE.
Na primeira ZPL,com a curadoria de Carlos Emílio C.Lima, foi lançado em livro uma antologia com muitos dos melhores poetas da safra anterior: a Antologia Massanova.
A ZPL 2,com a curadoria de,Alex Fedox,Manoel Carlos ,Ayla Andrade e Marcelo Bittencourt, foi o lançamento-recital de um livro de contos com inúmeros contistas do Ceará,Encontos e Desencontos.
A ZPL 3,Mulheres de Palavra, com a curadoria de Ayla Andrade, foi uma noite inaugural de poesia com muitas das novas poetas locais.
A ZPL 4,NOVE NOVOS POETAS SAINDO DO OVO,com a curadoria de Marcelo Bittencourt e Carlos Emílio C.Lima, começa a lançar os poetas e escritores da geração 00,hoje, 22 de fevereiro de 2008,às 19 horas.

Nenhum comentário: