domingo, 7 de setembro de 2008


JULIETTE THE BEST
Por Júlia Jups
"Eu sei que vocês pensam que me conheciam melhor do que isso", canta Juliette Lewis
na música título do álbum "You're Speaking My Language". De fato mais uma faceta da
cantora/atriz vem à tona neste disco da banda Juliette and The Licks, lançado em 2005
Na época ainda era mantida a formação, com Todd Morse e Kemble Walters
(guitarristas), Paul Ill (baixo) e Jason Morris (Bateria).
Nem um pouco convencional, a atriz que já foi indicada ao Oscar mostra neste
seu lado musical, com direito a comparações que passam pela excentricidade de P.J.
Harvey até o lado passional de Patti Smith. "A música é uma experiência visceral para
mim", declara Lewis sobre a "persona" que interpreta no palco.
Foi durante a turnê "Vans Warped" (2004), com mais de 500 mil expectadores em
aproximadamente 20 países, que a banda decidiu explorar melhor sua identidade. O
álbum apresenta diferentes influências da banda, com incursões pelo alternativo e pela"new wave" sem esquecer da velha escola do rock´n´roll.
Destacam-se as faixas "You're Speaking My Language", que ficou 35 semanas em destaque nas paradas inglesas, "Got Love to Kill" que superou a marca, ficando 56 semanas e "Seventh Sign" que chama atenção com um estiloso jeito de fazer música, colocando a banda na veia do rock mundial.
“A música é minha expressão criativa mais completa”. Cansada de colocar sua energia e sensibilidade apenas em personagens criados por outras pessoas, Juliette Lewis decidiu ser ela mesma e se dedicar a uma paixão que tem desde pequena.
Foi assim que em 2003 ela chamou uns amigos para formar a Juliette And The Licks, expressão do rock puro, cru e sexy. Como eles mesmos gostam de dizer, os Licks não são uma banda formada em estúdio que saiu para o palco: eles começaram já com a energia da performance ao vivo, e suas músicas refletem isso da maneira mais explícita possível.
O primeiro EP da banda, “...Like a Bolt of Lightning”, foi lançado em 2004 e logo em seguida veio o primeiro álbum “You’re Speaking My Language”. Jason Morris e Paul III (baterista e baixista, respectivamente) saíram pouco antes do começo das gravações do segundo CD, “Four On The Floor”. Ainda sem músicos definidos para a substituição, Todd Morse e Kemble Walters (guitarristas) acabaram gravando o baixo de todo o CD, ao mesmpo tempo em que Dave Grohl foi convidado para gravar a bateria. O atual vocalista e guitarrista do Foo Fighters e ex-baterista do Nirvana não apenas gravou toda a bateria do CD maravilhosamente bem, como chamou os Licks para abrirem um show do Foo Fighters no Hyde Park em Londres no dia 17 de Junho de 2006.
A partir daí, Juliette And The Licks não pararam de tocar. Fizeram turnê nos Estados Unidos e em vários lugares da Europa. A turnê mais recente começou em setembro de 2006 e a agenda está lotada até dezembro de 2008!
Nesse ano, mais um desfalque na banda: Kemble Walters, que era o segundo guitarrista, anunciou sua saída no dia 15 de Julho de 2007. Os shows têm sido apoiados por Emilio Cueto, que não foi anunciado como guitarrista oficial dos Licks, mas que está presente em fotos promocionais, teasers e entrevistas.
Por onde passam, Juliette And The Licks conquistam admiradores por sua visível paixão pelo rock e sinceridade nas letras e atitudes. Por aqui não é diferente. Ouça, veja, preste atenção.

Nenhum comentário: